Monday, March 7, 2016

A história incrível de superação de Liz Murray, uma menina sem-teto que conseguiu se formar em Harvard


A jovem conta num livro como conseguiu superar a pobreza, graves problemas familiares e mesmo assim chegar ao topo. 

Liz Murray junto ao seu pai
Liz Murray é uma rapariga americana que nasceu em Nova York  que teve de enfrentar uma longa lista de obstáculos durante sua adolescência. Hoje, aos 29 anos, Liz viaja pelo mundo apresentando sua história e até tem um livro: ""Breaking Night: A Memoir of Forgiveness, Survival, and My Journey from Homeless to Harvard", que se tornou um verdadeiro bestseller.

Os pais desta jovem foram 2 hippies que caíram na efervescência das drogas por volta dos anos 70 e nunca souberam lidar e educar sua filha. O dinheiro que tinham era usado para comprar cocaína e heroína. Não havia dinheiro para comida, e Liz chega a afirmar: "imaginação era o único recurso que eu tinha para me alimentar".

Comiam cubos de gelo para enganar a fome e partilhavam a mesma escova de dentes entre os três. A jovem teve que deixar a escola para ajudar sua mãe, doente de AIDS,

Mais tarde, quando Liz tinha 15 anos sua mãe morreu e o pior veio depois. Seu pai, incapaz de lidar com o aluguer da casa, abandonou-a e foi para um lar de desabrigados.

Sem-teto e sem dinheiro, ela estava morando na rua, dormindo em parques e metros. Ela fazia espectáculos de rua e tocava num violão para ganhar algumas gorjetas e sobreviver.

Nesta altura, a vida de Liz Murray não tinha boas perspectivas. No entanto, aos 17 anos, ela ganhou forças de onde pôde e voltou à sala de aula. Mais tarde obteve uma bolsa do New York Times para alunos desfavorecidos e eles concordaram que fosse numa das  universidades mais elitistas do mundo; Harvard.

Hoje Liz tem como principal objectivo ajudar outros jovens em situações desfavorecidas, lembrando-lhes que qualquer pessoa pode realizar o seu sonho; basta tentar! Ela não tem vergonha do seu passado e descreve-se com a seguinte frase: "Meus pais eram viciados em drogas. Eu me formei em Harvard ". Sua história levou-a a conhecer personalidades importantes, como Oprah Winfrey, Bill Clinton, Mikhail Gorbachev e Dalai Lama.

Apesar de tudo Liz lembra de seus pais de uma forma positiva. Garante que eram inteligentes, mas as drogas marcado o seu futuro. Ela lembra-se da sua mãe lhe roubar o pagamento de aniversário para comprar cocaína. Mas lembre-se também da melhor frase que sua mãe lhe deu: "Algum dia virão tempos melhores". Finalmente, para Liz, esse tempo chegou!

No comments:

Post a Comment